Mário Tomé apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE PESAR
Pelo falecimento de José Andrade Ferreira
Faleceu no passado mês de julho, em Lisboa, aos 68 anos de idade, o Eng. José Ferreira, como sempre foi conhecido.
Como grande homem do Pico, foi esta provavelmente a única luta que não conseguiu verdadeiramente vencer, a doença que o atormentava há vários meses.
Estudante de Coimbra, e também de Lisboa, formou-se em Engenheira Civil, voltando ao Pico para servi-lo da melhor forma, com competência, mas acima de tudo com grande paixão, especialmente ao serviço das Obras Públicas, tendo deixado a sua marca indelével em muitas obras, em quase todas as estradas, que hoje se revelam de um valor incalculável.
Além desta sua sapiência, esclarecimento e firmeza de convicções, foi uma das vozes mais brilhantes dos Açores e de Portugal. Senhor de uma voz poderosa e inconfundível, além das animações em muitos pequenos convívios, sobretudo entre amigos, abraçou muitos projetos musicais com grande brilhantismo.
Essa qualidade vocal foi espalhada pelo mundo, especialmente com participação como solista do Orfeão Académico da Universidade de Coimbra enquanto estudante e até há pouco tempo atrás, como solista do Orfeão dos Antigos Alunos da Universidade de Coimbra – Alma de Coimbra – que lhe prestou homenagem durante as cerimónias fúnebres.
O Pico perdeu uma das suas referências, que felizmente deixou um legado incalculável para muitas gerações.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove este Voto de Pesar, o qual deve ser dado conhecimento à família, ao Orfeão dos Antigos Alunos da Universidade de Coimbra – Alma de Coimbra e ao Município da Madalena.